sábado, 17 de julho de 2010

Tagine de frango com ervilhas amarelas


Chamo de Tagine este prato que inventei, apenas para facilitar a referência do modo de preparo. Trabalho com um excelente chefe marroquino, inventores dos Tagines, e acredito que este prato tenha influências das comidas da África do Norte.


Primeiro numa panela grande, frite somente com óleo de girassol e um pouco de sal, 5 pedaços de frango de sua preferencia e deixe-os dourar bem. Retire da panela e reserve. Na mesma panela, sem limpar o resto de óleo do frango, pique uma cebola grande e 3 dentes de alho. Frite-os até dourar e acrescente 1 colher de sopa de extrato de tomate e 1 colher de sopa de açafrão-da-india e frite por 1 minuto. Acrescente 1 litro de caldo de frango e uma taça de vinho branco e deixe ferver. Após 15 minutos, acrescente 300gr. de ervilhas amarelas lavadas, 1 folha de louro e cozinhe por uns 20 minutos. Junte o frango e 1 pimentão vermelho picado de deixe cozinhar por mais 15 minutos. Junte couve-flor, vagens, e abobora a gosto e cozinhe até que os vegetais estejam macios. Sirva com uma salada verde variada, de preferência com rúcula e agrião. cuidado para não cozinhar demais as ervilhas, pois elas virão pure se passarem do ponto.

2 comentários:

  1. Este é um prato bastante nutritivo, uma refeição completa. Vou experimentar, adoro ervilha, combina muito com frango.

    Beijos,

    Mamã

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo, as ervilhas terão um poder nutritivo bem maior do que o arroz. Pode-se usar também grão de bico, ou feijão branco

    ResponderExcluir