quarta-feira, 17 de março de 2010

Terrine de Foie gras com alho poró e cogumelos selvagens ao azeite de trufas


Foie Gras é o fígado de um pato ou ganso que foi super-alimentado. Junto com as trufas, o foie gras é considerado uma das maiores iguarias da culinária francesa e talvez mundial e claro, tem o seu preço!. Possui consistência amanteigada e sabor mais suave em relação ao fígado normal de pato ou ganso. Acredita-se que os Egipcios foram os percusores desta iguaria.

Para o Foie Gras, quebre-o em pedaços pequenos e em uma vasilha própria para terrine, coloque um filme cobrindo toda a parte interior da vasilha. Faça uma camada de Foie Gras e depois uma camada de alho poró(de preferencia o mais fino que encontrar). Repita o processo até atingir a borda da vasilha. Coloque sal e pimenta entre as camadas. . Envolva com o filme e tampe. Leve ao forno a 70Cº em banho maria. Cozinhe por 1 hora e deixe descansar na gelareira por no minimo 24 hs.

Para os cogumelos, frite-os com pouco azeite de oliva em uma frigideira bem quente. Não coloque sal, eles desidratam e ficam aguados. Minutos antes de servir, salpique sal e misture.

Reque os cogumelos com azeite de trufas e se possivel, pique em cuos bem pequenos uma trufa fresca. E voilá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário