
Esta é uma deliciosa sobremesa inglesa e foi inventada em 1596. Existem várias formas modernas de faze-la, porém fico com a "moda antiga" que é feita com geleia e não gelatina. É interessante que se use um recipiente de vidro para que as cores e camadas realçem.
Primeiro quebre biscoitos champagne em quadrados de uns 2cm e molhe-os em um licor de cereja ou vinho madeira. Quando úmidos coloque-os no recipente formando uma camada uniforme. Agora espalhe uma geleia de damasco ou de framboesa formando outra camada.
Para a próxima camada, um creme de ovos. Leve ao fogo 200ml de creme de leite com umas gotas de essencia de baunilha, mas não deixe ferver. Em outro recipente, coloque 4 gemas de ovos grandes e 50gr. de açucar e bata até esbranquiçar. Despeje o leite sobre os ovos misturando constantemente para que os ovos cozinhem por igual ou não talhem. Volte com toda a mistura para o fogo e mexa sem parar raaspando o fundo pra não queimar. Assim que emgrossar retire do fog e resfrie imediatamente. Quando resfriado, coloque por cima da geleia de damasco e leve a geladeira por uma hora.
Agora o creme de chantilly para finalizar com chocolate amargo em lascas. Não use chocolate ao leite, porque a sobremesa precisa de algo para quebrar o doce de todas as outras camadas. Leve a geladeira e sirva imediatamente quando requisitada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário