
Um pouquinho de História não faz mal a ninguém, e foi no Brasil do século XIX que nasceu o mais famoso dos pratos brasileiros. Durante a paródia da escravidão negra no Brasil, os escravos se alimentavam apenas dos restos que os "senhores" lhes proporcionavam, pés, focinhos, orelhas, costelas.... e como são as partes mais duras da carne, necessitam de mais cozimento.
Enfim, como já se passaram mais de 100 anos e aparentemente não mais necessitamos de comer focinhos, não vejo motivo plausível para não comer uma feijoada magra e saborosa. Compõe-se assim:
1kg de feijão preto de boa qualidade, que deve ficar de molho pelo menos 12 horas.
4 folhas de louro
8 dentes de alho amassados
e 1 colher de sopa de sal apenas.
500gr. de lombo cortado em cubos
1kg de costela gorda
500gr. de paio de boa qualidade
250gr. de bacon sem gordura.
Frite as carnes todas juntas em uma panela grande com pouco óleo de girassol e reserve. Em outra panela cozinhe o feijão com o alho e o louro por 20 min.
Adicione a carne ao feijão e deixe descansar por umas 6 horas pelo menos. Volte para o fogo e cozinhe por mais 20 min. em fogo brando. Sirva, claro, com mandiocas fritas, farofa e uma bela couve suada.
Lembrete: o arroz é totalmente dispensável neste caso, a farofa e as mandiocas já são as fontes de carboidrato. E,se for comer laranjas, ingira-as antes de comer a feijoada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário